Agora é oficial: posts do Instagram começam a aparecer nas buscas do Google e isso muda tudo!

Compartilhe este conteúdo

LinkedIn
Facebook
Twitter

Por: Vanessa Harlos – Analista de Redes Sociais Pleno

Lembra quando saímos do “www” da Web 1.0 para mergulhar no universo das redes sociais com a Web 2.0? Essa transição, que começou nos anos 1990 e se consolidou por volta de 2004, foi responsável por mudar para sempre a forma como nos comunicamos e consumimos conteúdo online.

Agora, vivemos outra revolução. À medida que a Web 4.0 se torna realidade, a inteligência artificial generativa vem integrando ainda mais o mundo físico ao digital, e o Google acaba de dar um passo histórico nessa direção: os posts do Instagram passaram a ser indexados nas pesquisas.

Um marco na forma de buscar por conteúdo

Se antes o caminho era abrir o Google e digitar “receita de bolo de cenoura”, depois recorrer ao YouTube ou, mais recentemente, ao TikTok — plataformas queridinhas da Geração Z — hoje, boa parte das pessoas já conversa com inteligências artificiais como o ChatGPT para aprender algo de forma mais natural e contextual, como: “Me ensine uma receita de bolo de cenoura com poucos ingredientes e que possa ser batida à mão.”

Com essa mudança no comportamento de busca, o Google também se reposicionou. Em julho de 2025, a empresa anunciou que conteúdos publicados no Instagram poderão aparecer nos resultados de pesquisa, lado a lado com artigos tradicionais otimizados para SEO. Ou seja: um carrossel do Instagram sobre o mesmo tema também poderá ocupar lugar de destaque nas buscas.

Oportunidade à vista para criadores e marcas

Essa novidade representa uma grande virada para quem produz conteúdo e busca visibilidade orgânica. A partir de agora, perfis do Instagram ganham a chance de ampliar seu alcance sem depender apenas do algoritmo da própria rede social.

Mais do que curtidas e seguidores, o benefício está no tráfego qualificado: pessoas que encontram o conteúdo por meio do Google, chegam ao perfil com real interesse e maior propensão a interagir, salvar, seguir ou clicar em links.

Mas, isso significa mudar um pouco a forma de produzir conteúdo, pensando para além do Instagram:

Legendas mais naturais e assertivas
Invista em descrições que respondam perguntas reais, de forma clara e direta. Pense: “essa legenda resolve uma dúvida comum do meu público?”

Humanização em primeiro lugar
Esse é o grande diferencial, uma pessoa falando para outras pessoas. Mantenha sua personalidade acima de tudo.

Aposte em temas com potencial de busca
Bastidores, aprendizados, rotina, curiosidades e problemas do dia a dia: tudo isso tende a ter ótimo desempenho nas buscas.

Foque no “como fazer”
Outro tipo de conteúdo pesquisável é aquele que ensina algo, então, cada vez mais, mostre ao mundo o que você sabe.

Use o texto alternativo das imagens
Além de acessibilidade, ele pode contribuir para o ranqueamento. Use palavras-chave coerentes com o conteúdo da imagem.

Hashtags estratégicas
Priorize hashtags populares e relevantes, fuja das genéricas demais. O ideal é usar termos com alto volume de busca e boa relação com o tema tratado.

E o seu perfil? Está pronto para essa nova era?

Para que seus posts possam aparecer nas pesquisas do Google, o seu perfil precisa atender a alguns requisitos:

  1. Ser uma conta pública
    Perfis privados, pessoais ou de menores de idade não são indexados.
  2. Estar como conta comercial ou de criador de conteúdo
    Essas categorias têm mais chances de ganhar visibilidade nas buscas.
  3. Usuário maior de 18 anos
    Conteúdos de perfis adultos serão priorizados.

Bônus: Google Meu Negócio também ajuda

Se você tem uma empresa, manter um Perfil da Empresa no Google (Google Meu Negócio) bem otimizado, com redes sociais conectadas, vai ampliar ainda mais sua visibilidade, e pode servir como ponte entre o Google, seu Instagram e seu site.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Conteúdos relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.